sábado, 3 de julho de 2010

Estilos de Rock




Vamos continuar tentando classificar os diferrentes estilos de rock agora com outra forma de interpletação, outra visão:





Rock Puro: Chuck Berry, Little Richards, Elvis... isso e basicamente um blues acelerado...






Rock Classico: Qq rock dos anos 60 e ate metade dos 70 por ai... tipo Stones e Beatles maconheiros(na epoca da maconha eles eram mais comportados, mas com o LSD dai comecaram a viajar)...






Rock Progressivo: Floyd, Beatles com LSD, Jethro Tull etc... Esses caras ja sao mais viajandoes... E eu ponho nessa lista o Hendrix, apesar de ele nao ter rotulo pq e muito amplo... Depois dos 70 tb teve yes, joy division etc...






Hard Rock: E o precursor do Heavy Metal, ai vai Sabbath, Purple, Led, Kiss, Nazareth, AC/DC etc...






Heavy Metal: Conpletamente influenciados pelos Hard Rocks, Iron, Judas, Motorhead etc...






PunkRock: Os punks descobriram as guitarras, dai fizeram a festa... Ex: Ramones, Pistols etc...






GlamRock: Tipico dos anos 80 eram aqueles rocks farofas, tipo poison, twisted syster etc...






Trash, Black, Doom, Grind, - Metal: Influenciados pelo HM so aceleraram e rasgaram tudo (assim como fizeram com o blues pra virar rock), dai vai Metallica (no inicio), Venom, Merciful Fate, e outras q eu nunca ouvi falar...






White Metal: Metal religioso q tb segue as varias vertentes do metal...






Metal Melodico: Seria um Heavy normal, porem mais trabalhado (com mais instrumentos), menos barulhento, na minha opiniao mais "delicado", com historias de duendes e dragoes, cantado com voz aguda (ou tentando) meio afeminado... Ex: Angra, Shaman, e internacionais eu nao conheco hehe... Nunca me interessei por isso...






Grunge: Seria o resurgimento do PunkRock (na minha opiniao) pq eles nao sabiam tocar direito, aquela lei do faca vc mesmo... Ai entra, pixies, nirvana, mudhoney etc... Tb colocam Ailce in Chains, Pearl Jam e Sondgarden ai no meio so pq apareceram no mesmo lugar e na mesma hora... mas fazer o q, azar deles...






Pop/Rock: Dai vai RHCP, Bonjovi (anos 90 pq nos 80 era Glam), todas essas bandas q as meninas adoram...






Rap/Rock/Funk(mistureba pos NWBHM e Grunje): RATM, RHCP, Janes Adiction e deve ter outras mas eu nao lembro mas esses caras ainda eram originais... E bons...






NuMetal: Completamente influenciados pelo Rap/Rock (q deu certo) comecaram a copiar e estragar a coisa, agora tem uns carinhas com guitarras de 9 cordas tentando fazer som de baixo e baixo de 4 cordas tentando fazer som de guitarra, uma zona total, alem das letras fracas e vocais inexistentes, conseguiram juntar o pior do Rap (rap e letra e se a letra e fraca...) e o pior do Rock (cade as guitarras??? Os vocais???) ... Korn, Limp, etc...






Basicamente e isso...






E o resto e tudo putrefacao do mesmo cadaver...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Estilos de Rock







É praticamente impossível numerar os estilos de rock, já que se trata de um estilo m uito complexo, e que ao longo dos anos tem admitido muitas influências de outros estilos


...vas eu vou tentar colocar alguns estilos e seus represententes:


Rock and Roll ( Beatles, Roling Stones, Elvis Presley)


Rockabilly (Crazy Legs),


Rock progressivo( Pink Floyd),


Psicodelismo (The Doors),


Blues Rock (Jimi Hendrix),


Hard Rock (AC/DC), punk rock (Ramones),


Heavy Metal (Black Sabbath),


Thrash Metal (Slayer),


Death Metal (Possessed),


Black Metal (Venom),


Gothic Metal (Lacrimosa),


Doom Metal (Candlemass),


Gothic Rock (Evanescence),


New Metal (Korn),


Hardcore (Ratos de Porão),


Grindcore (Napalm Death),


EMO core (Simple Plan)

Power Metal (Exciter),


Heavy tradicional (Iron Maiden),


Prog metal (Dream Theater),


Country rock (Creedence),


Rock alternativo (Foo Fighters),


Grunge (Nirvana),


Metal melódico (Stratovarius),


Há bandas que não admitem nenhuma rotulação,
apenas rock and roll, como o Motorhead(que na minha opinião esta mais pro heavy metal)


Pop rock(Oasis),

Pop punk(Blink182),


Thrash/core(Questions),


Speed Metal(Nuclear Assault),


Mosh(Anthrax),

Viking Metal(Enslaved),


Folk metal(Tuatha de Danan)


.......é o que eu lembro no momento, mas com certesa há muito mais!



Pessoalmente Falando:
Os estilos de Rock que mais marcaram a minha Juventude, contribuindo para a minha formação Intelecto-roqueira foram Grunge, o Hard Core, o Heavy Metal, o Punk Rock e o Progressivo.

Julho é o mês do Rock !!!!



13 de Julho




Dia Mundial do Rock





Hoje é comemorado mundo afora (e na internet também) o Dia Mundial do Rock. No dia em 13 de julho de 1985 aconteceu o memorável concerto Live Aid simultâneamente em 5 países : Wembley Stadium em Londres (com uma platéia de aproximadamente 82 mil pessoas), no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (99 mil pessoas) e também em Sydney, Moscou e Japão.





Cheio né?? Mas queria estar lá...


Os shows contaram com a participação de Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Elvis Costello, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madonna, Black Sabbath, Sting, Brian Adams, U2, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, Beach Boys, entre outros.






O motivo desse show foi para arrecadar fundos para ajudar a população africana combater a fome no país, esse evento foi organizado pelo vocalista da banda Boomtown Rats. Mas ele não contava que esse ‘simples’ ato de solidariedade fosse lembrando mais de 20 anos depois como o Dia Internacional do Rock






Mas você deve estar se perguntado: “Como posso comemorar esse dia???“. Aí eu digo: Simples!, pegue os seus CD’s favoritos de Rock ou mp3's “totalmente legalizados perante a lei de copyright” e bote pra tocar no volume máximo da melhor caixa de som que você tem disponível em sua casa (e encha o saco daquele seu vizinho pagodeiro!). Monte uma verdadeira Maratona do Rock, desde os mais antigos até o atual. Do clássico The Beatles, passando por Led Zepellin, Jimy Hendrix, Nirvana e outros mais; MENOS EMOCORE!!! POR FAVOR!!! (não considero isso como rock!)






Queria mandar um beijo Xuxa um obrigado para todas a bandas que ouço e conheci durante esses anos, que me proporcionaram grandes momentos em minha vida: The Beatles, Led Zepellin, Nirvana, Radiohead, Rolling Stones, Sex Pistols, U2, Coldplay, Jimy Hendrix, Legião Urbana, The Doors, Kiss, Guns and Roses, Red Hot Chilli Peppers, The Police, The Who, John Lennon, Bob Dylan, The Clash, Deep Purple, Arctic Monkeys, The Strokes, The White Stripes, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, e muitos outros que por ventura não me lembro…


















13 de Julho: Dia mundial do Rock, Caros Amigos,






Hoje, dia 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. E como bom apreciador, não poderia deixar de postar sobre essa data. Você sabe desde quando se comemora esta data? Desde 1985. Foi no Live Aid – festival pelo fim da fome na Etiópia – que o dia 13 de julho ficou conhecido como o dia mundial do rock.






O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival…






Outros festivais com essa mesma consciência social ocorreram na década de 80 como o U.S.A. For Africa, Live Aid, Farm Aid, Hear ‘n’ Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo sempre grandes nomes do mundo Pop e Rock. O Live Aid talvez tenha ficado mais famoso, e não é pra menos, arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África.






Como tinha um artigo sobre assunto em meus papiros medievais, transcrevo aqui para ficar registrado. Não faço a mínima idéia de onde e de quem me passou esse texto. Mas vale pela informação.










O ritmo, que nasceu com os negros americanos, é filho direto do blues do Mississipi. Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.






Nos primórdios, Fats Domino, já em 1949, vendia mais de 1 milhão de cópias do primeiro single The Fat Man, Chucky Berry alucinava as platéias com seus solos de guitarra e Little Richard era o responsável por sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally. Mas esse era apenas o começo. Lá pela metade dos anos 50, na onda das vibrações que vinham do gueto negro, aparece um garoto com voz potente, uma dança desconcertante e sexy, que, para espanto geral, era branco: Elvis Presley. Nascia o primeiro pop star do planeta, o rei do rock. Com Elvis, o rock chegou com todo vigor ao público branco. Já não tinha mais volta. A semente da rebeldia estava ali, e uma música poderosa, capaz de mudar comportamentos e influenciar gerações, também. Os jovens, agora, sabiam como se expressar.






Nos anos 60, o mundo entrava de vez na sociedade de consumo. A televisão ditava modas, e a guerra fria era a grande paranóia. Garotos imberbes percebiam que a música era o grande sonho libertário. Eles queriam mudar o mundo, mas, em vez de armas, eles pegavam em guitarras.






Em 61, na Califórnia, os Beach Boys faziam o maior sucesso com uma surf music que tinha um pé no doo woop (aquele estilo de grupos vocais, que usavam terninhos, estalavam os dedos e eram muito afinados). Brian Wilson, o gênio por trás do grupo, estava decidido a fazer um disco inteiro conceitual, e não apenas uma colagem de singles, como era costume na época. Então, fizeram Pet Sounds, um dos mais lindos álbuns da história do rock.






Também nos Estados Unidos, Bob Dylan fazia um cruzamento entre o folk e o rock. Nas letras, engajamento político e poesia.






Do outro lado do Atlântico, na primeira metade da década, vinha a chamada invasão britânica, que tomou conta das paradas americanas. Grupos que, influenciados pela música negra americana, agora compunham as próprias canções, com refrão fácil, letras elaboradas e que agradavam em cheio ao público jovem, alvo da indústria fonográfica pós-Elvis. Daí, vieram The Kinks, Animals, The Who, The Faces, Rolling Stones e Beatles.






Nessa época, outra banda iria estabelecer novos padrões para o rock. Agora, com uma atitude mais rebelde e agressiva e com um som mais pesado, com raízes no blues: os Rolling Stones. Numa jogada de marketing, a trupe de Mick Jagger era o oposto dos Beatles: nada de terninhos e sorrisos para a platéia, os Stones eram durões e encarnavam a rebeldia que se espera de uma banda de rock.






Os jovens continuavam procurando novos sons e formas de expressar seus anseios. Em 65, surge, na Califórnia o The Doors, liderado pelo gênio alucinado de Jim Morrison. Nessa época, as drogas eram comuns no rock, e Morrison foi um voraz consumidor, que acabou morrendo de overdose, aos 27 anos, em Paris. Outro americano que também foi fundo nas drogas e morreu de overdose, aos 27 anos, foi o gênio da guitarra Jimi Hendrix.






Em meados da década, o movimento hippie estava a todo vapor, pregando paz, amor e sexo livre. Além de Jimi Hendrix, Janis Joplin era outro ícone desses jovens de cabelos grandes, batas e que usavam as drogas para expandir a mente. O maior evento dessa geração foi o Festival de Woodstock, que, em 69, reuniu milhares de jovens numa fazenda para três dias de música. É em Woodstock que Crosby, Still, Nash and Young toca para mais de 400 mil pessoas. Era a estréia de Neil Young no grupo, o bardo canadense, que já estava na estrada com o seu folk desde o começo da década.






Mas, em Nova Iorque, no final dos anos 60, a história era outra. Um movimento artístico reunia atores, poetas, artistas plásticos e músicos, muitos deles gravitando em torno de Andy Warhol. E foi na Factory que surgiu uma das bandas que mais influenciaram o rock nos anos seguintes: o Velvet Underground. A banda conseguia juntar a poesia crua de Lou Reed, que falava de drogas, travestis e prostitutas, com arranjos experimentais e de vanguarda de Jonh Cale. Tudo isso, na voz melancólica da modelo européia Nico.






ROCK Anos 70 trouxeram psicodelia, glamour e punk rock. Os 80, um som gótico, dark, com melancolia no ar.






A década de 70 estourou alguns movimentos que já estavam em prática nos anos 60. Um deles foi o chamado rock progressivo, que tinha composições de até 15 minutos, muitas vezes se aproximando da música erudita. Os músicos eram virtuoses, e o som, viajante. A banda mais famosa dessa época foi a Pink Floyd, que, no começo, tinha como letrista e guitarrista o insano Syd Barret, que logo foi afastado por causa das drogas. O Pink Floyd ficou famoso com álbuns como The Dark Side of The Moon e The Wall. Numa onda mais progressiva e menos pop, estavam bandas como King Crimson, Gênesis, Emerson Lake and Palmer, Yes e Love.






Com um estilo completamente diferente, no qual tocar não era o mais importante e sim a atitude e a energia que se colocavam na música, estavam os Stoogues de Iggy Pop, que já traziam a semente do punk. Iggy Pop era o anti-herói do rock: franzino e mal-encarado. Xingava a platéia e cortava-se todo no palco, ficando coberto de sangue. As drogas estavam lá, claro. E pesadas. A banda formou-se em 67, em Michigan, e só gravou três álbuns.






Outra vertente do rock dos anos 70 foi o chamado heavy metal ou sua quase alma gêmea: o hard rock. Aqui, roupas de couro pretas, cheias de tachinhas, cabelos compridos e guitarristas metidos a semideuses. Muitas bandas exploravam o tema do satanismo, o que arregimentava uma legião de fãs adolescentes. Foi daí que surgiram o Black Sabbath, de Ozzy Osbourne, Judas Priest, Scorpions, Iron Maiden, Kiss, Alice Cooper, AC/DC e muitos outros. O Led Zeppelin também trafegava nessa praia, com um pouco mais de poesia, o que traria uma das boas parcerias do rock: Robert Plant e Jimmy Page.






De outro lado, surgia um rock glamuroso em que a androginia era parte do visual, que carregava na maquiagem e nas roupas espalhafatosas de plumas e lamês. Era o glam rock ou glitter (purpurina). Aqui, aparece o camaleão do rock: David Bowie, que, em 72, lançava o personagem Ziggy Stardust e virava uma lenda da música pop. Dessa leva glam, também vem o excêntrico Roxy Music, de Brian Ferry e Brian Eno; o T-Rex, de Marc Bolan, e os alucinados rapazes do New York Dolls, que se vestiam de mulher e tocavam como loucos. Fizeram a fama, com outros artistas (Patti Smith, Television, Richard Hell), do santuário do punk de Nova Iorque: O CBGB. Dali, também, saiu a turma dos Ramones, que pode ser considerada a primeira banda punk da história e fazia um som pesado e rápido, na base dos três acordes.






Na Inglaterra, em 75, Malcom Maclaren, que já tinha sido empresário dos Dolls e era dono de uma loja de roupas que mais parecia um sex shop, forma a banda que seria um dos maiores fenômenos da história do rock: os Sex Pistols. Estava criada a base do movimento punk. Logo, camisetas rasgadas, alfinetes de segurança, cabelos coloridos, arrepiados ou ao estilo índio moicano eram a moda dos rebeldes londrinos. Os shows dos Pistols eram uma loucura, assim como as performances do vocalista Jonnhy Rotten (Joãozinho Podre, por causa dos dentes estragados) e do baixista Sid Vicious, que morreu de overdose, em Nova Iorque, aos 21 anos, acusado de assassinar a namorada Nancy Spungen.






Com os Pistols, outras bandas punk aparecem. Dessas, a mais importante foi a The Clash, formada em 76.






Da Alemanha, vem um som mais conceitual, uma mistura de música erudita com efeitos eletrônicos, experimentações. Era o Kraftwerk, que pode ser considerado o precursor da eletrônica, juntamente com o Can e o Neu. Daí surge o Krautrock.






Chegam os anos 80, ainda com aquele restinho de onda punk. Mas o gosto de ressaca estava no ar. Essa geração vinha cheia de melancolia, com uma rebeldia mais triste, sombria e solitária. Nas letras, muitas vezes niilistas, um lirismo que representava muito bem o sentimento dos jovens da época. Era o pós-punk. De Liverpool, vinha o Echo and The Bunnymen, e de Manchester, o Joy Division, com toda a tristeza do vocalista Ian Curtis, que se enforca, aos 22 anos de idade. O resto da banda formaria o New Order.






Darks e góticos também eram bem representados pelo Sister of Mercy, The Mission, The Cult e Bauhaus.






Ao contrário dos góticos, uma galera queria fazer música divertida e para dançar. Era a new wave chegando, com roupas coloridas, gel no cabelo e muita alegria, como o B’52 e o Talking Heads, de David Byrne.






Com certeza, as três bandas mais famosas nos anos 80 foram The Cure, The Smiths e U2. A Cure tinha aquele visual dark, só usava roupa preta, batons escuros, maquiagem e cabelos arrepiados. Era a rapaziada liderada por Robert Smith. The Smiths, considerada por muitos como a melhor banda dos 80, apostava no lirismo das letras de Morrissey e nas guitarras de Jonnhy Marr. Os irlandeses da U2 desde o começo traziam uma preocupação política nas letras como em Sunday Blood Sunday.






Na Califórnia, os rapazes do Red Hot Chilli Pepers começam a estourar em 89, com um som pesado, às vezes misturado com hip hop. Mas o grande movimento da década vinha de Seattle. Garotos que não estavam nem aí para o visual, vestiam jeans rasgado, camisas de flanela quadriculada e faziam um som alternativo, em pequenos clubes e bares da cidade. O que parecia um movimento underground isolado, em pouco tempo, vira o mainstream, quando a pequena gravadora subpop lança, em 89, o primeiro disco de uns garotos que estavam começando. O disco era Bleach, e os garotos eram o Nirvana. Em menos de dois anos, a banda liderada por Kurt Cobain sai de Seattle para o mundo e, em 91, lançam o álbum mais importante da década: Nervermind. O grunge explode e vira moda e atitude para milhões de adolescentes. O movimento ainda tinha Pearl Jam, Mudhoney, Soundgarten e Alice in Chains, todas de Seattle. Pronto, a geração de 90 já tinha o seu som garantido e também o seu ídolo: Kurt Cobain. O casamento com Courtney Love, para muitos, fazia lembrar a história de Sid Vicious and Nany Spungen. O amor era grande, e as brigas, também. As drogas tornam-se cada vez mais constantes. Seguindo o destino trágico da família (dois de seus tios se mataram), o ídolo de milhões de jovens suicida-se aos 27 anos com um tiro de espingarda. Era o fim do grunge.






O feminismo também passa pelo rock in roll, com as Riot Grrrrrl, garotas que empunham guitarras e soltam o verbo no palco, com um som pauleira mesmo, punk rock. Bons exemplos desse estilo são Bikini Kill, o Hole de Cortney Love, Sleater-Kinney e L7.






Enquanto isso, os americanos Strokes e White Stripes e os suecos The Hives conservam o vigor do bom e velho rock in roll.

É isso ai...




Estamos encerrando o mês do guitarrista, mais o melhor esta por vir, Julho é o mês do Rock.
No dia 13 de Julho é comemorado o dia internacional do Rock.
Vem muitas coisas por ai....