Quem quiser me seguir no Twitter e saber das novidades é só copiar:
@SebastiMarcelo
Agora vamos falar sobre a maior banda de rock brasileiro do todos os tempos. Seu lider o dono de uma das mais lindas vozes brasileiras de todos os tempos.
Eles se tornaram um incone para Rock. É impossível ser roqueiro sem gostar de suas musicas, ou pelo menos nunca telas ouvido.
Senhoras e Senhores, eu lhes apresento a...
Legião Urbana
Parte 1
Renato Russo
“É preciso amar as pessoas com se não houvesse amanha, porque se você parar pra pensar na verdade, não há”.
Renato Russo
Renato Manfredini Júnior nasceu no dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro.
Renato Russo é considerado por muitos fãs o irmão mais velho de toda uma geração. Uma geração que ele mesmo batizou de Coca-Cola. Desde 1985, quando a Legião Urbana lançou seu primeiro disco, até hoje, milhões de fãs, de diversas idade, classes sociais e culturas diferentes se sentiram profundamente tocados pelas letras do cantor.
Considerado por alguns como o líder quase messiânico dos jovens, Renato Russo refutava veementemente essa idéia, dizendo que era apenas um cantor que cantava o que as pessoas gostavam e queriam ouvir.
Renato Manfredini Júnior (seu verdadeiro nome) nasceu no dia 27 de março de 1960, às quarto horas da manhã, na Clínica Santa Lúcia, em Humaitá, no Rio de Janeiro. Até os seis anos de idade, Renato sempre viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Começou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador. Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas…", que inclusive está disponível na íntegra.
Aos sete anos foi morar em Nova Iorque, após seu pai, funcionário do Banco do Brasil, ser transferido para os Estados Unidos, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens, onde foi introduzido à língua e cultura norte-americanas. Aos nove anos, em 1969, Renato e sua família voltam para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Sávio numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Com 15 anos Renato sofre de uma doença rara chamada Epifisiólise, que tira os movimentos de suas pernas.
Em 1969 a família Manfredini volta para o Rio de Janeiro, mais precisamente para a Ilha do Governador onde ficam morando até 1973, quando mais uma vez seu pai é transferido, desta vez para Brasília, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida, quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. O período da doença dura dois anos onde Renato estudou e leu muito, tanto que em 1977 passa direto no vestibular de jornalismo da CeuB. Durante o período de tratamento Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, Renato teria alegado que este período fora determinante na formação de sua musicalidade.
The 42nd Street Band
Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico.
É nesse período da doença que Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico. Em sua imaginação ele cria uma banda chamada 42nd Street Band, na qual ele era o vocalista e se chamava Eric Russel. Pela primeira vez o seu nome artístico começava a aparecer. “Russel”era uma homenagem a um dos seus filósofos favoritos, o inglês Bertrand Russel. Mais tarde, o “Eric Russel” daria lugar ao conhecido “Renato Russo”.
Aborto Elétrico
O Aborto Elétrico foi uma banda Brasileira de Punk Rock que esteve ativa entre 1978 e 1982.
A banda fez parte da Turma da Colina, um grupo de bandas de Brasília, inspirou o surgimento de várias outras, como Legião Urbana, Capital Inicial e a Plebe Rude.
Tinha, em sua formação original, Renato Russo no baixo, André Pretorius na guitarra e Fê Lemos na bateria. Depois que André Pretorius foi prestar serviço militar na África do Sul, Renato Russo passou a tocar guitarra e entrou o baixista Flávio Lemos, irmão de Fê Lemos. Mais tarde a banda ainda contou com a presença do guitarrista Ico Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro Preto. A banda terminou em 1982, depois de desentendimentos entre seus integrantes. Segundo Fê Lemos, após Renato Russo errar várias vezes as letras das canções em um show, ele arremessou uma baqueta na cabeça de Renato, que disse que não iria mais fazer parte da banda. Parte de seu repertório foi esquecida, e a outra parte foi dividida entre Capital Inicial e Legião Urbana.
Em 2005, Capital Inicial lançou o álbum MTV especial Aborto Elétrico, com dezoito canções do repertório do Aborto Elétrico, quatro que já haviam sido gravadas pelo Capital Inicial ("Fátima", "Música Urbana", "Ficção Científica", "Veraneio Vascaína"), cinco que já haviam sido gravadas pela Legião Urbana ("Que país é esse", "Geração Coca-Cola", "Conexão Amazônica", "Tédio (com T um Bem Grande pra Você)","Química") e mais nove inéditas ("Baader-Meinhof Blues nº1", "Construção Civil", "Anúncio de Refrigerantes", "Love Song One", "Heróina","Benzina", "Submissa", "Helicópteros no Céu", "Despertar dos Mortos").
O Trovador Solitário
Após o fim do Aborto Elétrico Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele toca violão e canta sozinho, ficando conhecido como o Trovador Solitário. É nessa época que alguns clássicos do rock nacional como “Eu Sei” e “Química” foram escritos por Renato e a lendária saga de João de Santo Cristo, a musica “Faroeste Caboclo”
Nasce a Legião Urbana
A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paraná (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), Nascendo a Legião Urbana, tendo Renato Russo como vocalista e baixista.
Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saem da Legião. A vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. Seu lugar é assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formação clássica da banda. À frente da Legião, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989.
Renato Russo atingiu o alge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana / Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.
Abaixo teremos alguns Links para você realiza o Dawload de algumas das melhores musicas da Legião Urbana:
Quem quiser me seguir no Twitter e saber das novidades é só copiar:
@SebastiMarcelo