domingo, 12 de setembro de 2010

Glam Rock




Glam Rock (Glamour Rock)

Rock Glamuroso



Informações gerais


Origens estilísticas Rock, Rock and roll, Rockabilly, Garage rock, Art rock, Hard rock, Pop, Bubblegum,
Power pop, Jangle pop, Rock psicodélico, Pop psicodélico.

 
Contexto cultural Meados da década de 1970, Reino Unido



Instrumentos típicos Guitarra - baixo - Bateria - Piano - saxofone - Sintetizadores


Popularidade Mainstream no Reino Unido durante os anos 1970 e


níveis variáveis de sucesso em muitos países desenvolvidos.


Moderada em 1980s e underground, desde então, mas com bastante influência desde a ascensão.



Formas derivadas Punk rock, New Wave, Pub rock, Schaffel




Subgêneros :

Gothic rock


Gêneros de fusão


Glam metal - Glam punk


Outros tópicos


Protopunk







O Glam rock (abreviação de Glamour Rock) é um gênero musical (sendo um subgênero do rock) criado na Inglaterra , conhecido também como glitter rock. Foi um estilo de música nascido no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70. Era principalmente um fenômeno inglês que foi difundido em meados de 1971 e 1973. Nos EUA, o Glam rock teve um menor impacto e foi apenas difundido por fãs de música nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles.





 

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "revolução adolescente" (T. Rex - “Children of the Revolution “, Sweet - “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama.





 

Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambigüidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.





 
 Glam rock no Brasil




No Brasil, o grande ícone do Glam rock foi o Secos & Molhados. Destaque também para o primeiro disco solo de João Ricardo, mais conhecido como "disco rosa", bem como o primeiro disco de Rita Lee & Tutti Frutti, o "Atrás do Porto tem uma Cidade". O primeiro representante do Glam Rock no Brasil, foi, no entanto, o cantor Edy Star.







Nenhum comentário:

Postar um comentário