sábado, 5 de junho de 2010

Carlos Santana

Carlos Santana nasceu em 20 de julho de 1947 na cidade mexicana de Autlan De Navarro. Santana é um mito da música popular. É uma unanimidade planetária. Um dos mais criativos e geniais guitarristas. Inovou ao fundir a música latina com o rock. Sua sonoridade é altamente característica, seus solos são facilmente indentificáveis. Carlos Santana é uma lenda viva.


Foi criado no México, seu pai era um violonista mariachi. Aos 5 anos começou a aprender violino, mas aos 8 trocou pela guitarra. Sua família muda pra a cidade de Tijuana e Carlos começa a tocar em bares e clubs locais. Em 1961 imigram para os EUA, mas precisamente para San Francisco. Santana passou a adolescência convivendo com os modos e ares da cidade que seria berço de uma nova geração. Assistiu vários shows e começou a se "enturmar". Em 1966 formou o Santana Blues Band ao lado do tecladista Gregg Rolie. O nome da banda soou inadequado e encurtaram para Santana. O produtor Bill Graham gostou do som da banda e promoveu a primeira apresentação no Fillmore West Theater em San Francisco no dia 16 de junho de 1968. Nesta época o som do grupo era cheio de longos improvisos e com influências jazzísticas, o que não era comercial. Em 69 gravam o primeiro disco chamado Santana, pela Columbia, e começam uma turnê americana. Dentro desta turnê, em 15 de agosto, acontece o histórico concerto em Woodstock, onde Santana faz uma das melhores apresentações. No memso mês á lançado nacionalmente o primeiro disco. As músicas ¿Evil Ways¿ e ¿Soul Sacrifice¿ estouram nas paradas. O som do grupo soa como uma grande novidade e vende 2 milhões de cópias. Em setembro de 1970 lançam o segundo disco, Abraxas, e emplaca os sucessos "Black Magic Woman" e "Oye Como Va". Este disco vendeu 4 milhões de cópias. O terceiro disco sai em setembro de 71 e vende 2 milhões de cópias. Carlos então resolve reformar a banda e Gregg Rolie sai indo formar o Journey ao lado do jovem guitarrista Neal Schon, que também tocava na banda. Era o fim da fase Woodstock de Santana. Em 1972 lança Carlos Santana & Buddy Miles! Live!, um disco ao vivo gravado no Hawai com o cantor e baterista Buddy Miles. O álbum recebe o disco de platina. No mesmo ano lança o 4º álbum do Santana, Caravanserai. Neste disco Carlos, que gozava de muito prestígio, convida vários músicos e cada faixa tem line up diferente. O álbum recebe o disco de platina e Santana recebe o Grammy Award de Best Pop Instrumental Performance. Neste disco Santana mostra inclinação para o jazz rock. Nesta época Carlos recebe influências orientais, através do guru Sri Chinmoy, e muda seu nome para Devadip Carlos Santana. Com o amigo, e também discípulo de Chinmoy, Mahavishnu John McLaughlin grava o disco Love Devotion Surrender em 1972. Era um encontro memorável, pois tratava-se de dois dos maiores guitarristas da época de todos os tempos.

Durante as décadas de 70 e 80 Santana lança vários discos com o grupo, todos com alto índice de vendas e também realiza trabalhos com outros artistas, como no disco Illumination (74), um duo com a viúva de John Coltrane. Em 80 lança o álbum duplo solo, The Swing of Delight, com as feras do jazz Herbie Hancock, Wayne Shorter e Ron Carter. Outro trabalho solo que merece destaque é Blues for Salvador (87) que ganhou o Grammy Award de Best Rock Instrumental Performance. Na década de 90 muda de gravadora, vai para a Polydor, e lança bons discos como Milagro e Brothers, com seus irmãos. Em 1999 Santana surpreende o mundo com o álbum Supernatural, onde conta com vários convidados de diversos estilos - Eagle-Eye Cherry, Wyclef Jean, Eric Clapton, Lauryn Hill, Rob Thomas do Matchbox 20, Everlast e Dave Matthews. As músicas Smooth e Maria, Maria estouram nas paradas de todo o planeta. Supernatural vendeu mais de 10 milhões de cópias e ganhou, nada mais nada menos que 8 prêmios Grammys. Seu trabalho mais recente é Shaman, lançado em outubro de 2002.

Em 40 anos de uma bem sucedida carreira Carlos Santana recebeu várias dezenas de prêmios, por vendagem de discos e como instrumentista. Com isso ele prova que sucesso e qualidade podem andar juntos, e que esta receita leva à eternidade. Santana é uma verdadeira lenda viva. Aliás quem não o admira ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário