sábado, 5 de junho de 2010

Eric Clapton











Eric Patrick Clapton ou Eric Clapton nasceu em 30 de março de 1945 em Ripley, Inglaterra. Clapton is God . Esta frase apareceu em forma de graffitti em Londres e Nova Iorque no final da década de 60. Após 35 anos Clapton é um dos mais aclamados guitarristas da história e um pop star globalizado. Todo este sucesso é justificado por uma brilhante carreira que teve início com o primeiro super grupo da história, o Cream. Eddie Van Halen declarou que aprendeu a tocar guitarra copiando seus solos no Cream. Clapton ganhou inúmeros prêmios nas revistas especializadas além de vários Grammy's. É uma lenda viva e apesar da comparação indevida, Clapton foi Deus para muitos.




Começou na música inspirado por uma apresentação de Jerry Lee Lewis na TV inglesa. Entrou para o Kingston College of Art, para estudar design, mas aos 17 foi expulso por ter tocado guitarra na sala de aula. Conseguiu um emprego e passava o tempo que sobrava tocando guitarra. Participou das bandas Roosters e Casey Jones. Com uma boa reputação ingressou no Yardbirds. O grupo fez muito sucesso e Clapton já era considerado um virtuoso. Nesta época ganhou o irônico apelido de slowhand, pois sempre quebrava a corda da guitarra em suas performances. Com o Yardbids participou de dois álbuns - Five Live Yardbirds e For Your Love. Em 65 Clapton deixa a banda e entra para o John Mayall's Bluesbreakers. Foi nesta época que surgiram as famosas pixações com a frase Clapton is God. Em meados de 1966 sai do Bluesbreakers e forma o Cream, com Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na bateria. O Cream foi o primeiro super grupo do rock, pois os integrantes já eram famosos e conceituados. Um das maiores bandas da história. As versões ao vivo das músicas eram alteradas e ganhavam longos solos, tudo a base de muita improvisação e virtuosismo. Foi a melhor fase de Clapton. O Cream durou 2 anos e lançou 4 álbuns. Apesar da curta duração exerceu grande influência sobre o mundo do rock. Após o furacão Cream, Clapton se juntou a Steve Winwood e Ginger Baker e formou o Blind Faith, que durou menos de 1 ano e realizou 1 disco. Em 1970 formou o Derek and the Dominos com alguns dos membros do Delaney & Bonnie & Friends e gravou o histórico álbum duplo Layla and Other Assorted Love Songs com a participação do guitarriista Duane Allamn. Neste disco está a música Layla, dedicada a mulher de George Harrison (Pattie), seu melhor amigo. No mesmo ano Clapton lança seu primeiro disco solo e emplaca o sucesso After Midnight. Entre 70 e 73 Clapton passa por uma fase de inatividade motivada pelo uso de Heroína. Seu retorno foi registrado no álbum Rainbow Concert de 73. Em 1974 grava o memorável 461 Ocean Boulevard, disco que traz a música I Shot The Sheriff de Bob Marley, projetando o astro do reggae mundialmente. Na década de 70 Clapton firmou-se como um pop star e um dos mais respeitados guitarristas da história. Lançou excelentes discos como Slowhand (77), que tem a música Cocaine e o duplo ao vivo gravado no Japão Just One Night (80). Em 1979 casa-se com Pattie, a ex-mulher de George Harrison (divorciando-se em 1988). Na década de 80 Clapton enfrentou problemas com o alcolismo, mas conseguiu superar e lançou alguns discos, que apontaram uma certa mesmice em sua música, mas obteve um razoável sucesso, pois tudo que fazia era digno de atenção.


Em 20 de março de 1991 seu filho, Conor de 4 anos, morre vítima de uma queda acidental de um prédio. No mesmo ano grava o álbum ao vivo 24 Nights com uma super banda formada por Nathan East (baixo), Steve Ferrone (bateria) e Greg Phillinganes (teclados). Neste disco Clapton recria alguns sucessos do Cream como White Room e Sunshine of Your Love. Em 1992 faz a trilha sonora do filme Rush e inclui a música Tears In Heaven, dedicada a seu filho. No mesmo ano grava o excelente MTV Unplugged que se torna um grande sucesso de vendas. Em 1994 Clapton voltas as raízes do blues com o aclamado disco From the Cradle. Clapton em 97 flerta com a música eletrônica no projeto T.D.F. ao lado do tecladista Simon Climie. Em 98 grava o bem sucedido Pilgrim. Em 2000 acontece um encontro histórico, Clapton e B.B. King gravam o disco Riding with the King. Em 2002 grava Reptile seu mais recente trabalho de estúdio. No mesmo ano, em novembro, lança seu sexto disco ao vivo One More Car, One More Rider. Eric Clapton não é Deus e nunca foi. É um homem com defeitos e virtudes, um músico de muito brio e sentimento. Um guerreiro da vida, pois esteve bem perto da morte. Conseguiu superar obstácu-los como as drogas e a morte se seu filho. Hoje mantém uma fundação de combate ao alcolismo e leva uma vida normal, tocando, gravando e cantando. Com certeza seu lugar já está reservado entre as maiores estrelas da música moderna.







Contato:
maxmarcelo79@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário