sábado, 5 de junho de 2010

GUITARRISTAS

 Saiba das atualizações por e-mail

 Mande um email para:

maxmarcelo79@gmail.com

Ace Frehley

Ace era um motorista de táxi que usava tênis com pés de cores diferentes. Depois de passar por muitas bandas, fez teste para entrar no Kiss e se transformou no lendário guitarrista espacial. Em inglês.

Akira Takasaki

Na década de 80, a banda japonesa de hard-rock Loudness explodia no mundo. Junto com ela, surgia mais um mito da guitarra roqueira. Agilidade, precisão e pegada furiosa. Quem falou que japonês só toca taiko e shamisen? Em inglês.

Allan Holdsworth

Virtuoso da guitarra conhecido por seus arpejos impecáveis. Em inglês.

Andy Timmons

O ecletismo de Andy é impressionante. Num só workshop ele tocou (muito bem) rock, blues, jazz, country, fez demonstrações de licks de rock, chord melody, chicken picken e double stops, mandou (cantando) Beatles, Hendrix e, pasmem, tocou Garota de Ipanema do Jobim melhor que muito brasileiro !!! O cara é excepcional. Em inglês.

Andreas Kisser

Além de ser um excelente guitarrista de heavy metal, Andreas sempre teve os olhos apontados para vários horizontes. Os projetos paralelos ao Sepultura mostram sua diversidade musical e, no próprio Sepultura, temos o resultado dessa bagagem que enriquece cada vez mais Andreas como músico.

Barney Kessel

Um grande expoente da guitarra jazz. Seu estilo inconfundível influenciou gerações e reforçou o brilho de gente famosa como a maravilhosa cantora de jazz Billie Holiday. Em inglês.

B.B. King

Criou um estilo próprio com suas frases curtas e diretas. Influenciou gente como Eric Clapton e Jimi Hendrix. Em inglês.

Brian May

Toda a personalidade das guitarras do Queen. Seu timbre e jeito de tocar são inconfundíveis. Em inglês.

Brian Setzer

A guitarra "rockabilly" do Stray Cats, agora na Brian Setzer Orchestra. Em inglês.

Carlos Santana

"Nervoso" no começo de carreira, agora mais melódico, sua música não é só para guitarristas. Em inglês.

Charlie Christian

Me arrisco a dizer que Charlie Christian foi para o jazz o mesmo que Jimi Hendrix foi para o rock. Antes dele, a guitarra era para o jazz um mero instrumento de acompanhamento. Charlie começou a explorar outros terrenos com sua guitarra e abriu as portas para tudo o que existe hoje de guitarra jazz. Em inglês.

David Gilmour

A alma do Pink Floyd. O timbre de sua guitarra e seus solos viajantes são sua marca registrada. Em inglês.

Django Reinhardt

Com apenas 2 dedos da mão esquerda, Django tocava de uma maneira singular e fazia o que muitos nunca fizeram com todos os dedos. Em inglês.

Eddie Van Halen

Guitarrista da banda Van Halen, foi ele quem tornou famosa a técnica de two-hands. Em inglês

Edu Ardanuy

Rapidez, precisão, nitidez e bom gosto. A guitarra (competentíssima) do brasileiro Dr. Sin.

Eric Clapton

Começou no Yardbirds ao lado de Jeff Beck. Foi para o John Mayall's Bluesbreakers e depois para o Cream, onde foi considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Em inglês.

Frank Zappa

Com sua genialidade, Zappa criou um novo jeito de tocar guitarra. Muitos ainda não compreendem sua música. Em inglês.

George Benson

Muitos dos guitarristas de hoje, não necessariamente de jazz, têm George Benson como inspirador. A beleza de suas músicas é reconhecida e sua habilidade técnica é respeitada. Um guitarrista completo! Em inglês.

Jake E. Lee

Uma das gratas descobertas de Ozzy Osbourne, Jake entrou para a banda com a difícil tarefa de substituir Randy Rhoads. Tocou no Brasil no primeiro Rock in Rio, em 1985. Em inglês.

Jeff Beck

Começou no Yardbirds ao lado de Eric Clapton. Junto com Jimmy Page, formou uma dupla singular na história da guitarra. Sua carreira se estabeleceu como artista solo. Em inglês.

Jimi Hendrix

É difícil falar dele... É o grande responsável pelo que a guitarra é hoje. Em inglês.

Jimmy Page

Era músico de estúdio. Entrou no Yardbirds como contrabaixista e mais tarde substituiu Eric Clapton. A banda declinou e todo mundo se mandou. Então recrutou Robert Plant, John Bonham John Paul Jones para formar o New Yardbirds e terminar a turnê da banda. Só depois o nome mudou para Led Zeppelin. Em inglês.

Joan Jett

Mulher sim. E gata! Uma das mulheres ex-Runaways. Roqueira até o osso, voz rouca, jaqueta de couro e guitarra na mão. Quer mais? Em inglês.

Joe Pass

Homem simples e músico grandioso, Joe era um peso-pesado da guitarra jazz. Com os "chord-melody" que lhe eram característicos e seu extremo bom gosto, qualquer coisa que Joe tocasse soava lindo e descomplicado. Em inglês.

Joe Satriani

Conhecido por seu rock pop recheado de solos de guitarra. Suas músicas são temas de abertura e propagandas de televisão. Em inglês.

John Sykes

De todas as bandas que tocou, John ficou famoso mesmo pela sua passagem no Whitesnake. É dono de um dos vibratos mais bonitos do rock, além de uma forte personalidade musical. Em inglês.

Johnny St. Cyr

Guitarra e banjo eram seus instrumentos. Teve sua primeira banda em 1905. O auge da sua carreira foi na década de 20 e deixou registros com muita gente importante como Louis Armstrong. Em ingês.

Kiko Loureiro

Um dos guitarristas da banda brasileira de metal melódico Angra.

Lita Ford

Outra ex-Runaways. Ela mostra que guitarra e beleza não precisam andar juntas. Mas já que ela tem os dois... Em inglês.

Marcio Okayama

Desde os primeiros passos musicais, Márcio já caminhava por terrenos muito férteis, sendo irrigado por fontes como The Who, Hendrix, Mozart Melo, etc. Depois de passar pela fase "Malmsteen", predominou o sabor erudito herdado de Randy Rhoads, resultando num bacharelado em violão erudito. Além de ter no currículo colunas nas revistas Cover Guitarra e Guitar Player, é coordenador didático e professor do IG&T, produtor, realiza workshops e acompanha cantores a bandas.

Marcinho Eiras

Márcio teve contato com a música muito cedo. Do piano para a bateria e desta para a guitarra. Graças à família de músicos, sua convivência foi enriquecida por várias e diferentes influências, até cair no jazz e na música brasileira. Inspirado pelo guitarrista americano Stanley Jordan, Márcio desenvolveu a técnica de two-hands, trazendo ainda mais beleza para a música brasileira.

Mark Knopfler

Ótimo guitarrista do Dire Straits que faz parte da minoria que não usa palheta para tocar. Em inglês.

Mary Osborne

Mary foi uma desbravadora. Uma das primeiras mulheres a assumir a guitarra, também surpreendeu por tocar jazz e foi uma das únicas da sua época. Tinha fortes influências de Charlie Christian e tocou com gente importante como Coleman Hawkins, Dizzy Gillespie e Art Tatum. Em inglês.

Mauro Hector

Poucos guitarristas interagem tanto com a guitarra quanto Mauro. Rock, blues e jazz são devorados por esse canhoto e conterrâneo de Santos, SP. Aquela idéia de que a guitarra é a extensão do corpo cai aqui como uma luva. É só dar o primeiro acorde para o público presenciar uma verdadeira fusão. Difícil saber quem domina quem, mas fica claro que guitarra e guitarrista passam a ocupar o mesmo espaço.

Michel Leme

Êxtase! Essa é a primeira palavra que surge quando vejo Michel no palco. Alí eu presencio um músico se entregando ao instrumento com uma grande honestidade e cumplicidade. Virtuosismo sem exageros, beleza sem extravagâncias e maturidade musical. Vale a pena ver e ouvir!

Paul Gilbert

No Mr. Big, mostrou que sabia tocar e conheceu a fama. Excelente guitarrista! Em inglês.

Pepeu Gomes

Outro Brasileiro. Não é roqueiro, mas faz o que quer com a guitarra... Até rock!

Peter Framptom

Mesmo tendo passado pelo Humble Pie, só conheceu a fama na carreira solo com o hit "Breaking all the rules". Excelente músico e guitarrista. Em inglês.

Rafael Bittencourt

A trajetória musical de Rafael foi bastante intensa. Começou com piano e flauta até descobrir a guitarra. Transitou pelo punk rock, jazz e até dramaturgia, quando finalmente, graças à vida acadêmica, experimentou a fusão do heavy metal com temperos latinos e divagações eruditas. Era o embrião do que, mais tarde, viria a ser o Angra.

Randy Rhoads

Foi o primeiro guitarrista da banda de Ozzy Osbourne. Morreu precocemente aos 25 anos, deixando um enorme "buraco" no cenário da guitarra e do rock. Até hoje, sua maneira de tocar continua inspirando muita gente. Em inglês.

Richie Blackmore

Primeira guitarra do Deep Purple. Influenciou muita gente com seu estilo rock-erudito. Yngwie Malmsteen é um exemplo. Em inglês.

Robben Ford

Poucos guitarristas conseguiram recriar o blues de maneira tão formidável. Robben adicionou aos 3 acordes sua linguagem jazzística, conseguindo com isso uma fortíssima identidade musical. Excelente guitarrista! Em inglês.

Slash

Primeira guitarra solo dos Guns and Roses. Lembra da cartola? Em inglês.

Stanley Jordan

Fez escola com sua técnica "two-hands", tocar a guitarra com as duas mão no braço, como se fosse um piano. Em inglês.

Steve Howe

Excelente guitarrista do Yes. Em inglês.

Steve Morse

Segunda guitarra do Deep Purple, também membro do Dixie Dregs e Steve Morse Band. Dono de uma pegada animal. Em inglês.

Steve Vai

Começou a carreira na banda de Frank Zappa. Depois teve a difícil tarefa de substituir Malmsteen no Alcatrazz. Mostrou competência e não parou mais. Tocou com David Lee Roth e Whitesnake até formar sua própria banda. Excelente! Em inglês.

Stevie Ray Vaughan

SRV tinha blues no sangue. A mão pesada conseguia sutilezas jamais vistas em um guitarrista. Morreu aos 35 anos, vítima de um acidente de helicóptero. Em inglês.

Tal Farlow

Considerado um virtuose de sua época, Tal vislumbrou novos horizontes que inspiraram e ajudaram vários outros guitarristas de gerações posteriores a criarem suas próprias identidades musicais. Em inglês.

Tony Iommi

Sua carreira está no Black Sabbath. É conhecido por seus riffs matadores, que podem ser ouvidos nas músicas do Sabbath. O cara não tem a ponta de dois dedos da mão direita (ele é canhoto) e toca como se tivesse seis dedos! Em inglês.

Wes Montgomery

Um dos maiores nomes da guitarra jazz. Suas notas oitavadas e seu bom gosto marcaram sua identidade musical. Excelente! Em inglês.

Yngwie Malmsteen

Pode ser chamado de "O sueco voador". Malmsteen deu outro enfoque e um novo gás para a guitarra num momento em que o instrumento estava caindo na mesmice. A frase "ame ou odeie" é perfeita para ele. Sua velocidade e seus solos inspirados em Paganini dentro do rock enérgico não dão margem ao meio-termo. Em inglês.

Zakk Wylde

Outra descoberta de Ozzy, preenchendo a vaga de Jake. E. Lee. Dar continuidade ao trabalho de Jake é uma responsabilidade e tanto. Zakk não só deu conta do recado como superou as expectativas. Zakk é selvagem, tosco, grosseiro, barulhento... É perfeito! Em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário